Centenas de manifestantes queimaram pneus, bloquearam ruas e enfrentaram a polícia, que usou gás lacrimogênio na cidade de Hama du Jerid, na Tunísia, depois do anúncio de que Beji Caid Essebsi ganhou o segundo turno da eleição presidencial, com 55,68% dos votos válidos contra 44,32% para o presidente interino Moncef Marzouki.
A primeira eleição presidencial direta da história do país é considera a etapa final da transição para a democracia depois da queda do ditador Zine Ben Ali, em 14 de janeiro de 2011, na primeira a única revolta bem-sucedida da chamada Primavera Árabe.
Essebsi era o principal candidato secularista, mas pertencia ao partido de Ben Ali. Sua vitória marca o fim do governo dos islamitas moderados que venceram as eleições parlamentares depois da revolução.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário