A milícia extremista sunita Estado Islâmico reconquistou 15 vilas da província da Ambar, no Iraque, que haviam sido libertadas por milícias tribais aliadas do governo central de Bagdá. Pelo menos 35 membros da tribo Albu Nimr foram capturados e executados na cidade de Hit.
O Exército do Iraque declarou ainda controlar o distrito de Beiji. Pelo menos 14 soldados foram mortos quando os jihadistas explodiram um veículo militar roubado dentro de um quartel, noticiou a televisão árabe Al Jazira.
Esse fracasso das forças terrestres de fazer frente ao Estado Islâmico coloca em xeque a estratégia do presidente Barack Obama de não colocar tropas americanas para o combate em terra, onde os riscos são muito maiores.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário