segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Países vão propor metas voluntárias de cortes de emissões de carbono

Cerca de 190 países das Nações Unidas concordaram na 20º Conferência das Partes da Convenção sobre a Mudança do Clima, realizada em Lima, no Peru, em apresentar até março de 2015 metas voluntárias de redução das emissões de gases que agravam o efeito estufa. A meta é chegar a um novo acordo a ser acertado na 21ª Conferência do Clima, marcada para daqui a um ano, em Paris.

As negociações ganham um forte impulso quando os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Barack Obama, os maiores poluidores mundiais anunciaram um acordo durante a reunião do fórum de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC), em Beijim, no mês passado.

De modo geral, os países em desenvolvimento, liderados pela China e a Índia, exigiram ajuda financeira e tecnológica para reduzir as emissões sem comprometer o crescimento e programas de combate à pobreza, enquanto os países ricos, a começar pelos EUA, alegam que hoje a maior parte da poluição vem do mundo em desenvolvimento.

A expectativa é que em Paris seja possível chegar a um acordo global para substituir o Protocolo de Quioto, de 1997, que expirou em 2012 e impunha obrigações apenas aos países industrializados.

Nenhum comentário: