Sob pressão da ofensiva do Estado Islâmico, o governo central do Iraque fechou um acordo com o governo semiautônomo da região curda para estabilizar a produção e a exportação de petróleo no Norte do país.
Pelo acordo, o governo regional do Curdistão poderá exportar 250 mil barris de petróleo por dia da região curda e 300 mil barris da disputada província de Kirkuk usando um oleoduto que passa pela Turquia.
Em vez de construir um novo oleoduto como pretendiam os curdos, o governo central Bagdá vai vender o petróleo através da State Oil Marketing Organization, que será encarregada de distribuir a renda do negócio.
O governo iraquiano promete destinar 17% do orçamento ao Curdistão, além de US$ 1 bilhão para pagar o soldo dos peshmerga, os guerrilheiros que estão apoiando o Exército do Iraque nas operações terrestres contra o Estado Islâmico.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário