Na sua análise conjuntural conhecida como Livro Bege, publicada oito vezes por anos, a Reserva Federal, o banco central dos Estados Unidos, afirmou hoje que a economia americana apresentou um avanço firme em outubro e novembro, com a queda nos preços da gasolina ajudando a impulsionar o consumo doméstico, noticiou a agência Reuters.
A onda de frio de novembro ajudou a acelerar as vendas de roupas de inverno. Apesar da queda nos preços internacionais de petróleo, a exploração de gás e óleo de xisto permanece estável. Há uma expectativa de que os EUA voltem a ser o maior produtor mundial com as novas jazidas.
Com o fortalecimento do mercado de trabalho, em algumas regiões as empresas têm dificuldade para contratar profissionais nos setores de engenharia, informática, transporte, indústria manufatureira, serviços legais e de saúde. A inflação ainda está sob controle, mas a pressão sobre os salários cresce.
No embalo da análise positiva, a Bolsa de Valores da Nova York bateu novos recordes, com alta de 0,18% no Índice Dow Jones, que fechou em 17.912,67 pontos, enquanto o índice amplo S&P 500 avançava 0,38% para 2.074,33 pontos
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário