A guarda costeira da Itália abordou um barco carregado de imigrantes ilegais no Mar Mediterrâneo a cerca de 65 quilômetros de Trípoli, a capital da Líbia, e resgatou 74 sobreviventes, revelou hoje a rede de televisão americana ABC. Pelo menos 17 morreram de desidratação e hipotermia.
No fim de outubro de 2014, a Itália encerrou a Operação Mare Nostrum (Nosso Mar) depois de resgatar cerca de 150 mil pessoas no Mediterrâneo em um ano, a maioria refugiados das guerras no Oriente Médio.
Em novembro, a guarda costeira italiana iniciou uma operação menor sob a supervisão da agência de controle de fronteiras da União Europeia que limita a patrulha a uma área de no máximo 50 quilômetros de distância da costa italiana. Mas o ministro do Exterior, Paolo Gentiloni, autorizou ações além desse limite por razões humanitárias.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário