sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Bundesbank reduz à metade previsão de crescimento da Alemanha

O Bundesbank, o banco central da Alemanha, cortou ao meio sua previsão de crescimento para a economia do país em relação à expectativa anterior, de seis meses atrás. Pela nova projeção, a maior economia da Europa e quarta do mundo deve avançar apenas 1% em 2015, em vez dos 2% estimados em junho, confirmando a estagnação da União Europeia.

Na perspectiva econômica divulgada hoje, o Bundesbank reduziu a expectativa para 2014 de expansão de 1,9% para 1,4%. A previsão para 2016 caiu de 1,8% para 1,6%.

Apesar da estagnação do bloco europeu, a região com a recuperação mais lenta desde a crise de 2008-9, o governo da primeira-ministra alemã, Angela Merkel, insiste em equilibrar o orçamento em 2015, eliminando o déficit que poderia ser usado para estimular o crescimento, uma margem de manobra que as outras grandes economias do continente não têm.

Para o presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, um dos falcões defensores da austeridade fiscal criticada na França e na Itália, há esperança de que a atual fase de crescimento medíocre seja passageira.

Nenhum comentário: