A reintegração da Crimeia à Rússia se reflete em outras ex-repúblicas da União Soviética. O presidente do parlamento regional da Transnístria, Mikhail Burla, pediu oficialmente anexação à Rússia ao presidente da Duma do Estado, a Câmara do parlamento russo, Serguei Narichkin.
Em 2006, 97,2% dos eleitores do território votaram pela independência da Moldova e integração à Rússia. Cerca de 200 mil russos vivem na Transnístria, uma estreita faixa de terra entre o Rio Dniéster, no Leste da Moldova, e Oeste da Ucrânia.
Como na Ucrânia, quando a Moldova prepara-se para assinar um acordo de livre comércio com a União Europeia, as forças pró-Rússia se levantam.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário