As forças da Rússia invadiram hoje o quartel-general da Frota do Mar Negro, em Sebastopol, e outra base naval no Oeste da Crimeia. Cerca de 50 soldados ucranianos deixaram as instalações enquanto a bandeira russa era hasteada.
Apesar das pressões internacionais, a Rússia invocou direitos históricos para aceitar ontem o resultado de um referendo para reanexar a península da Crimeia, que pertencia à Ucrânia desde 1954. A Ucrânia está sob intervenção militar da Rússia desde o fim de fevereiro de 2014.
Hoje a Ucrânia deixou oficialmente a Comunidade de Estados Independentes (CEI), que reúne ex-repúblicas soviéticas e passou a exigir visto de entrada para russos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário