sexta-feira, 21 de março de 2014

Ucrânia e UE assinam acordo de associação

Enquanto o homem-forte do Kremlin, Vladimir Putin, sancionava a anexação da Crimeia à Rússia, a União Europeia (UE) assinava hoje um acordo de associação com a Ucrânia, que agora está a caminho de se tornar membro pleno do maior bloco comercial do planeta. O abandono das negociações pelo então presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, em novembro de 2013, provocou a revolta popular que levou a sua queda e à intervenção militar russa.

Em Bruxelas, a UE acrescentou mais 12 autoridades russas à lista de alvos de sanções, que não podem viajar à Europa nem fazer negócios com empresas e cidadãos de seus países-membros. Os alvos de sanções europeias são agora 33. Incluem o vice-primeiro-ministro Dimitri Rogozin, e os presidente da Duma do Estado (Câmara), Serguei Narichkin, e do Conselho da Federação (Senado), Valentina Matvienko.

Putin assinou o tratado de anexação depois da ratificação pelo Conselho de Federação, uma espécie de Senado não eleito do Parlamento russo.

Se reconquistou a Crimeia, à força, ao arrepio do direito internacional, Putin perdeu a Ucrânia, mas ninguém acredita que se dê por vencido. A Rússia deve continuar com suas provocações no Leste da Ucrânia, onde a maioria é étnica e culturalmente russa, para desestabilizar o governo central, em Kiev.

Nenhum comentário: