quarta-feira, 26 de março de 2014

EUA condenam genro de Ben Laden por terrorismo

Um júri popular condenou hoje em Nova York o kuwaitiano Suleiman Abu Ghaith, genro do falecido líder terrorista Ossama ben Laden e ex-porta-voz da rede terrorista Al Caeda, por três acusações de conspiração para matar americanos e ajudar terroristas, noticia a agência Reuters.

O pregador de 48 anos é o mais alto dirigente d'al Caeda julgado até hoje pela Justiça dos Estados Unidos. Durante as três semanas de julgamento, ele descreve um encontro com Ben Laden na noite de 11 de setembro de 2001 em cavernas escondidas nas montanhas do Afeganistão.

Diante da confissão do líder terrorista de que Al Caeda tinha sido responsável pelos ataques às Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e ao Pentágono, nos arredores de Washington, Abu Ghaith, advertiu Ben Laden: "Se isso ficar provado, os EUA não vão descansar enquanto não derrubarem o governo dos Talebã e matarem você."

A promotoria acusou Abu Ghaith de ser o braço direito de Ben Laden e de ter ajudado a recrutar uma nova geração de terroristas com as mensagens da rede glorificando os atentados de 11 de setembro. Ele aparece com Ben Laden num vídeo gravado no dia seguinte com a avaliação sobre o impacto da ação.

Abu Ghaith fugiu para o irã em 2002. Foi preso na Turquia em 2013 e enviado para os EUA. Seu julgamento é mais um para avaliar a possibilidade de fechar o centro de detenção ilegal instalada na base naval de Guantânamo, um enclave americano em Cuba, e levar os prisioneiros para julgamento em território dos EUA.

Nenhum comentário: