terça-feira, 18 de março de 2014

EUA: Rússia confiscou a Crimeia

Durante viagem à Polônia para reassegurar os aliados da Europa Oriental, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, condenou as ações da Rússia na Crimeia e no resto da Ucrânia, que chamou de "confisco de território" e ameaçou com novas sanções.

"A Rússia listou toda uma série de argumentos para justificar o que nada mais é do que um confisco de território", afirmou Biden em Varsóvia. "O isolamento político e diplomático da Rússia só vai aumentar.

Os EUA convocaram uma reunião de emergência do Grupo dos Sete (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá) e da União Europeia para a próxima semana, em Haia, na Holanda.

Em Londres, o ministro do Exterior do Reino Unido, William Hague, anunciou a suspensão de toda a cooperação militar com Moscou.

Apesar de condenar a "ilegalidade" do referendo, a chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel disse que ainda é cedo para falar numa exclusão definitiva da Rússia do G-8. A Alemanha é o país ocidental que mais tem relações econômicas com a Rússia. Teme um acirramento ainda maior das tensões. O comércio bilateral é de US$ 79 bilhões por ano.

Nenhum comentário: