No fim de uma reunião de dois dias, a Liga Árabe declarou hoje que jamais vai reconhecer Israel como um Estado judaico, uma das exigências do primeiro-ministro conservador Benjamin Netanyahu nas negociações de paz com os palestinos.
Israel quer uma garantia de que seu caráter judaico nunca seja ameaçado por um possível crescimento da população árabe. Os palestinos e a Liga Árabe temem que isso acabe com o "direito de retorno" dos refugiados expulsos das terras onde foi criado o Estado de Israel, em 1948, e até mesmo sirva para justificar o êxodo forçado dos árabes.
A Liga Árabe também denunciou os massacres cometidos pelo governo na guerra civil na Síria e defenderam a realização de negociações para encontrar uma solução política para o conflito que matou mais de 140 mil pessoas nos últimos três anos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário