quarta-feira, 26 de março de 2014

Kerry oferece soltar espião de Israel preso nos EUA

Para tentar salvar as negociações de paz entre israelenses e palestinos, em sua última visita ao Oriente Médio, o secretário de Estado americano, John Kerry, ofereceu a libertação do espião israelense Jonathan Pollard, preso nos Estados Unidos, para garantir a nova rodada de libertação de prisioneiros palestinos, informou hoje a Rádio do Exército de Israel.

A notícia não foi confirmada por um porta-voz do Departamento de Estado, que declarou não haver planos para libertar Pollard, o espião israelense condenado à prisão perpétua por roubar segredos de Estado dos EUA nos anos 1980s.

Quando o processo de paz foi retomado, em julho de 2013, Israel concordou em libertar 104 antigos prisioneiros palestinos em quatro etapas. Em troca, esses palestinos se comprometem a não processar o país em tribunais internacionais.

Hoje há uma forte resistência dentro do governo linha-dura de Israel para libertar mais palestinos presos na sua longa guerra contra Israel. Até agora, foram soltos 78. O governo Benjamin Netanyahu advertiu a Autoridade Nacional Palestina que os presos não sairão em 29 de março de 2014, como previsto, se os palestinos não concordarem em prorrogar as negociações além de 29 de abril deste ano.

Israel resiste especialmente a soltar árabes israelenses e residente no setor oriental de Jerusalém. Neste caso, a ANP ameaça recorrer às Nações Unidas e a outras organizações internacionais.

Nenhum comentário: