sábado, 15 de março de 2014

China dobra banda de flutuação do iuã

O Banco Central da China flexibilizou um pouco o controle sobre a cotação da moeda nacional, o iuã, dobrando sua margem de flutuação diária para mais ou menos 2% a partir de uma cotação-base fixada pela autoridade monetária no início do dia. A medida entra em vigor em 17 de março de 2014.

A maior flexibilidade vai "melhorar a eficiência e aumentar o papel decisivo do mercado na alocação de recursos", declarou um porta-voz do banco central chinês.

Com o primeiro calote de bônus de empresas privadas e uma grande volume de dívidas incobráveis em poder dos bancos estatais, este será um ano de testes importantes para ver se o Banco Central da China comunista consegue enfrentar as crises do sistema capitalista.

Até agora, como na Grande Recessão mundial de 2008-9, a solução foi gastar um monte de dinheiro, no caso, US$ 600 bilhões de um programa de estímulo aprovado em novembro de 2008. No caso de dívidas podres e excesso de capacidade instalada, não basta jogar dinheiro novo em cima de negócios ruins.

Nenhum comentário: