Duas explosões seguidas de tiroteios mataram pelo menos 18 pessoas e feriu outras 22 num ataque da milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes) em Jalalabade, capital da província de Nanagarhar, no Leste do Afeganistão.
A primeira explosão aconteceu às 5h10, quando um carro-bomba foi detonado diante de uma delegacia de polícia na Praça Pachtunistão. Pouco depois, houve a segunda explosão, perto da sede do governo provincial. As forças de segurança conseguiram impedir a invasão do palácio.
Dez mortos foram identificados como policiais, inclusive um delegado, sete como rebeldes e o outro como universitário. Três insurgentes eram terroristas suicidas.
Ao reivindicar a responsabilidade pelo atentado, os Talebã afirmaram que 20 policiais foram mortos.
Com o fim do inverno no Hemisfério Norte, começa a temporada de combates mais intensos neste que deve ser o último ano de participação direta dos Estados Unidos na Guerra do Afeganistão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário