A cinco dias do referendo para se integrar à Rússia, a assembleia pró-Rússia da Crimeia aprovou hoje a independência da região, que tem status de república autônoma.
O referendo, realizado em meio a uma intervenção militar russa na ex-república soviética Ucrânia, é repudiado pelos Estados Unidos e a União Europeia como ilegal à luz do direito internacional. A Constituição da Ucrânia exige a participação de todo o eleitorado em consultas populares para alterar as fronteiras nacionais.
Em Rostov, na Rússia, o presidente deposto da Ucrânia, Viktor Yanukovich, deu hoje a segunda entrevista coletiva desde a queda, insistindo que ainda é o governante legítimo do país e comandante das Forças Armadas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário