O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto reconhecendo a independência da Crimeia, onde o parlamento regional pediu anexação à Rússia.
Amanhã, ele discursa diante das duas casas do Parlamento para anunciar os próximos passos de sua manobra para enfraquecer o governo revolucionário da Ucrânia, que derrubou um presidente pró-russo no mês passado.
A dúvida agora é até onde vai Putin. Vai tentar desestabilizar todo o Leste da Ucrânia, onde a maioria é étnica e culturamente russa, por exemplo, fomentando o federalismo para aumentar a influência da Rússia?
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário