A ditadura de Bachar Assad ignorou as advertências das Nações Unidas e manteve no mês passado o bloqueio a mais de 220 mil civis isolados pela guerra civil que flagela a Síria há três anos, impedindo que recebam comida e medicamentos, informa um relatório entregue sábado ao secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon.
O bloqueio à ajuda internacional continua um mês depois que o Conselho de Segurança da ONU aprovou sua primeira resolução relativa à guerra civil síria, exigindo que os combatentes deem acesso imediato aos trabalhadores de agências humanitárias envolvidos em operações de socorro às vítimas. A cada 30, o secretário-geral deve apresentar um relatório sobre a situação ao Conselho de Segurança.
Com o agravamento das divergências entre as grandes potências diante da anexação da Crimeia pela Rússia, a cooperação na questão síria fica ainda mais difícil. Moscou, que apoia Assad, tenta a levar a guerrinha fria indireta que trava com o Ocidente para outros campos de batalha, como a Síria e o Irã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário