terça-feira, 25 de março de 2014

Venezuela prende brigadeiros acusados de golpe

Em meio a uma onda de protestos sem precedentes desde a ascensão do chavismo, em 1998, o presidente Nicolás Maduro anunciou hoje a prisão de três generais-brigadeiros da Força Aérea da Venezuela, acusados de planejar um golpe de Estado, mas não os identificou.

Incompetente e incapaz, em meio a uma crise econômica sem precedentes, com inflação de 60% ao ano, desabastecimento de 28% dos produtos nos supermercados e criminalidade recorde, ao receber uma missão de ministros do Exteriores da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Maduro se declarou vítima de um "golpe de Estado permanente".

Ontem, o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, cassou sem mandato nem direito de defesa o mandato da deputada oposicionista María Corina Machado, que se inscreveu para falar na Organização dos Estados Americanos (OEA) através da delegação panamenha. Por ordem de Maduro, a Venezuela rompeu com o Panamá porque este país levou o conflito político venezuelano à OEA.

Hoje María Corina declarou que seu mandato pertence ao povo venezuelano. Ela prometeu continuar lutando até restaurar a democracia na Venezuela.

Nenhum comentário: