sexta-feira, 14 de março de 2014

Avião da Malásia foi desviado para Oceano Índico

Os investigadores do desaparecimento há uma semana do voo MH370 da companhia aérea Malaysia Airlines estão convencidos de que o Boeing 777-200 foi desviado por pessoas na cabine de comando, noticiou agora à noite o jornal americano The Wall St. Journal. A rota foi alterada e os responsáveis fizeram tudo para esconder o avião, desligando todos os equipamentos de comunicação de bordo. A única dúvida é se foi sequestro ou alguém da tripulação que assumiu o comando.

A hipótese considerada mais provável no momento é que a aeronave tenha mergulhado no Oceano Índico ou no Golfo de Bengala com 239 pessoas a bordo, na maioria, chineses. O voo MH370 estava completamente fora da rota Kuala Lumpur-Beijim, o que fez com que as buscas iniciais fossem feitas no Golfo da Tailândia e no Mar da China Meridional.

Uma hora depois da decolagem, dois diferentes sistemas de comunicação do Boeing foram desligados, primeiro os transpônderes e depois outros instrumentos, para impedir os sistemas de controle aéreo de identificar a rastrear o avião, que teria voado durante mais cinco horas a baixa altitude para não ser detectado.

Agora, as buscas se concentram numa área de 800 mil quilômetros quadrados a oeste das Ilhas Andamã, no Oceano Índico. As intenções dos responsáveis pelo desvio não foram apontadas.

O FBI (Federal Bureau of Investigation), a polícia federal dos Estados Unidos examinou a lista de passageiros e tripulantes. Não descobriu ninguém ligado a grupos extremistas.

Nenhum comentário: