Num sinal de que o conflito na Ucrânia vai atrapalhar a cooperação entre a Rússia e os Estados Unidos em todas as frentes, o Irã anunciou hoje que a Rússia vai construir mais duas usinas nucleares na república islâmica, suspeita de desenvolver armas nucleares.
As duas usinas de mil megavates cada uma serão construídas junto a outra construída pela Rússia, em Bushehr. O Irã insiste que seu programa nuclear tem fins pacíficos. Israel, os EUA e a Europa não acreditam nisso.
Ao construir as usinas, a Rússia tenta equilibrar a influência dos EUA, que se reaproximaram do Irã depois de 35 anos para negociar a questão nuclear. Os EUA, por sua vez, precisam da cooperação da Rússia para pressionar o regime fundamentalista iraniano a não fazer a bomba atômica.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário