Tiros, artilharia aérea e explosões foram ouvidos hoje na cidade de Ajdábia quando o governo provisório da Líbia atacou milicianos que ocupam vários terminais petrolíferos em portos do país.
Em 12 de março de 2014, o governo deu um ultimato ao líder rebelde Ibrahim Jathran para suspender o bloqueio ou enfrentar uma ação militar.
A produção de petróleo da Líbia tem oscilado muito por causa da instabilidade política no país desde a queda do ditador Muamar Kadafi, há dois anos e meio, a fragilidade do governo central e a ação das milícias que participaram da guerra civil e até hoje não se submeteram às novas autoridades líbias.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário