A Turquia abateu um avião da Síria, anunciou hoje o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, acusando-o de ter invadido o espaço aéreo turco, informou a televisão saudita Al Arabiya. O governo sírio considerou o ataque uma "agressão flagrante".
É um aumento na tensão entre os dois países, que têm 900 quilômetros de fronteira comum, por onda passa a maior parte dos suprimentos para os rebeldes que lutam há três anos contra a ditadura de Bachar Assad.
Forças governamentais e rebeldes lutam pelo controle de um posto de fronteira no Norte da província de Latakia. O avião abatido participava da ofensiva do regime.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário