A União Europeia pode impor mais sanções à Rússia pela recusa do Kremlin a formar um grupo internacional de contato para negociar a crise na ex-república soviética da Ucrânia, advertiu hoje o ministro do Exterior da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier. Se a obstrução continuar, a UE vai cancelar os vistos de entrada de altos funcionários russos envolvidos em ameaças à integridade territorial da Ucrânia.
Para serem efetivas, quaisquer sanções terão de ser coordenadas pela Europa e os Estados Unidos. As medidas tomadas até agora são consideradas meramente simbólicas.
No próximo domingo, num referendo realizado sob intervenção militar de Moscou, a região da Crimeia deve aprovar a separação da Ucrânia e adesão à Rússia. Hoje o embaixador americano em Kiev reafirmou que os EUA não vão reconhecer a legitimidade do referendo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário