A Turquia autorizou hoje um navio de guerra dos Estados Unidos a atravessar nos próximos dois dias o Estreito de Bósforo, que leva ao Mar Negro, onde fica a Península da Crimeia, a região da Ucrânia sob intervenção militar da Rússia, informou o jornal turco Hurriyet.
O nome e o tipo de navio não foi revelado, mas não seria o porta-aviões nuclear George H. W. Bush, como sugeriam algumas reportagens.
Como guardiã dos estreitos que ligam os mares Mediterrâneo e Negro, a Turquia é responsável pela aplicação da Convenção de Montreux, que limita o tamanho de navios de outros países que podem entrar no Mar Negro e determina quanto tempo eles podem ficar lá.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário