Numa demonstração de força política, o presidente Xi Jinping lançou a maior campanha anticorrupção na China desde a época do Grande Timoneiro Mao Tsé-tung, o que o torna um dos líderes mais poderosos do país em décadas, observa a agência de notícias Bloomberg.
Durante a sessão anual do Congresso Nacional do Povo aberta hoje, Xi, no poder há um ano, manda o recado de que ninguém está acima da lei.
O alvo principal agora é o grupo ligado Zhou Yongkang, ex-membro do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista, o seleto grupo que governa a China, ex-diretor da empresa estatal de petróleo e ex-chefe da agência de segurança doméstica, o serviço secreto interno.
A campanha anticorrupção ajuda Xi a consolidar o poder depois da queda espetacular do neomaoísta Bo Xilai, condenado à prisão perpétua por corrupção em 22 de setembro de 2013.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário