sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Hillary e Giuliani lideram corrida à Casa Branca

A senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton, pelo Partido Democrata, e o ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani, pelo Partido Republicano, são os favoritos para a eleição presidencial de 2008 nos Estados Unidos, revela uma pesquisa do jornal The Washington Post e da rede de TV ABC.

Entre os democratas, Hillary Clinton tem uma boa vantagem, com 39% das preferências, seguida pelo senador de origem queniana Barack Obama, com 17%. O ex-senador e ex-candidato a vice-presidente em 2004 John Edwards tem 12%, enquanto o ex-vice-presidente derrotado pelo presidente George W. Bush em 2000, Al Gore, tem 10%, e o candidato derrotado em 2004, John Kerry, 7%.

Entre os eleitores republicanos, Giuliani lidera com 34%, seguido do senador John McCain, que foi prisioneiro no Vietnã durante anos e se revoltou contra o emprego da tortura na guerra contra o terrorismo dos fundamentalistas muçulmanos. McCain tem 26% das preferências, bem à frente do ex-presidente da Câmara Newt Gingrich, com 12%, e do governador de Massachusetts, Mitt Romney, com 5%.

Nenhum comentário: