O presidente George W. Bush pediu ao novo secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, que estude o aumento do número de soldados americanos no Iraque para enfrentar insurgentes e terroristas.
Em entrevista ao jornal The Washington Post, Bush disse que "esta guerra ideológica em que estamos vai durar um tempo e vamos precisar de uma força militar capaz de sustentar nossos esforços e nos ajudar a alcançar a paz".
Bush estaria pensando em enviar mais 30 a 40 mil soldados para criar dar segurança à capital iraquiana. A partir daí, a zona de segurança seria ampliada, a segurança pública seria transferida para as forças do Iraque e os americanos retirariam o grosso de suas tropas.
Hoje, há cerca de 140 mil soldados americanos no Iraque. Até março de 2008, este contingente seria reduzido para 60 mil.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário