A explosão de um oleoduto nos arredores da cidade de Lagos, antiga capital da Nigéria, provocou um incêndio que matou centenas de pessoas. Enquanto a Cruz Vermelha confirma pelo menos 200 mortes, um repórter fotográfico que esteve no local do acidente estima que o total de mortos pode chegar a 700.
Ao que tudo indica, a tragédia foi provocada por ladrões que perfuraram o oleoduto para roubar combustível, um crime relativamente comum na Nigéria, maior produtor de petróleo da África.
Cerca de 5 mil oleodutos de petróleo e seus derivados pertencentes à Corporação Nacional de Petróleo da Nigéria cruzam o país mais populoso do continente, com 130 milhões de habitantes. Seguidamente, são alvo de ladrões.
No momento, a Nigéria, apesar de ser exportadora de petróleo, enfrenta uma escassez de combustíveis que tornou os preços da gasolina até quatro vezes maiores.
No final, foram confirmadas 269 mortes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário