Um grupo de grandes empresários e generais da reserva acredita que o governo dos Estados Unidos precisa agir com decisão para reduzir a dependência do país do petróleo, que é controlado por nações estrangeiras e estará sempre sujeitos a choques de preços ou interrupções no fornecimento.
Em relatório encaminhado ontem ao Congresso e à Casa Branca, o grupo bipartidário que inclui diretores do FederalExpress, do UPS, e da Dow Chemicals, além de importantes generais reformados, afirma que "a pura economia de mercado nunca vai resolver o problema da dependência americana do petróleo".
Hoje o petróleo é responsável por 97% da energia que move os transportes nos EUA.
Em janeiro, o presidente George W. Bush admitiu que o país é "viciado em petróleo". Este grupo quer que até 2030 esta dependência seja reduzida à metade, alegando que, quanto maior a dependência, maior a exposiçãoa choques de preços ou de oferta.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário