A Arábia Saudita vai intervir no Iraque para proteger a comunidade árabe sunita, se a retirada das forças dos Estados Unidos provocar uma guerra civil entre a minoria sunita, que mandava no país desde que ele foi incorporado ao Império Otomano, no século 17 até a queda de Saddam Hussein, e a maioria xiita, que é cerca de 60% da população iraquiana.
A advertência foi feita durante a visita do vice-presidente Dick Cheney a Riad no final do mês passado, justamente para discutir a guerra no Iraque e a ameaça de uma bomba atômica iraniana.
Se os sauditas entrarem numa guerra civil iraquiana do lado dos sunitas, é provável que o Irã intervenha em apoio aos xiitas. Uma guerra entre o Irã e a Arábia Saudita levaria a uma confrontação generalizada entre sunitas e xiitas no Oriente Médio. Seria uma conseqüência catastrófica da invasão americana ao Iraque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário