O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, condenado por crimes contra a humanidade, deve ser enforcado dentro do no máximo uma hora e 40 minutos. Ele foi sentenciado pelo massacre de 148 xiitas na cidade de Dujail, em 1982, onde fora alvo de um atentado.
A execução deve ocorrer até 1h00 pelo horário de Brasília. Serãoi seis horas da manhã em Bagdá. O dia estará amanhecendo e será um feriado religioso sunita. A lei iraquiana proíbe execuções em feriados religiosos.
Saddam foi preso pelas forças de ocupação dos Estados Unidos em dezembro do ano passado. Ele também estava sendo processado pela morte de dezenas de milhares de curdos nos anos 80.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário