O presidente dos Estados Unidos, George Walker Bush, recebeu ontem na Casa Branca o aiatolá Abdul Aziz al-Hakim, líder do Conselho Supremo da Revolução Islâmica no Iraque, um partido fundado no Irã, e da maior bancada na Assembléia Nacional do Iraque. Al-Hakim se opôs com veemência à realização de uma conferência internacional envolvendo os países vizinhos na definição do futuro do Iraque, alegando que isto cabe aos líderes políticos eleitos democraticamente e não a estrangeiros.
Diante de um recente memorando do assessor de Segurança Nacional de Bush, Stephen Hadley, descrevendo o primeiro-ministro Nuri al-Maliki como fraco, incapaz ou incompetente, a visita de Al-Hakim à Casa Branca suscita especulações de que talvez ele seja um líder com mais autoridade neste momento de colapso da ordem pública no país.
Bush pediu mais uma vez aos líderes eleitos do Iraque que isolem os extremistas para salvar sua jovem democracia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Nelson,
Posso traduzir e publicar o texto "Vitória de Chávez encerra ciclo de eleições dominadas pela esquerda na América Latina" no rsfblog.org?
(Parabéns pelo livro, comprei e estive no lançamento, só não consegui um autógrafo seu no final...)
Postar um comentário