quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Nova estratégia para o Iraque é segurança e um amplo acordo político para isolar extremistas

A nova estratégia dos Estados Unidos para tentar vencer a guerra no Iraque começa a ser revelada no jornal The New York Times. No primeiro momento, a prioridade será a segurança, possivelmente com aumento do número de soldados americanos já que a violência está aumentando, com cada vez mais ataques e mortes. Em seguida, a idéia é promover um amplo acordo político criando um governo de união nacional entre xiitas, sunitas e curdos para isolar os extremistas.

O presidente George Walker Bush não confirmou mas acredita-se que será necessário aumentar a presença militar americana para melhorar a segurança em Bagdá. Será preciso que a população passe a ver os soldados americanos como seus protetores diante do caos e da anarquia imperantes hoje na capital iraquiana.

Só depois de dominar a situação na capital, seria possível cobrar do primeiro-ministro Nuri al-Maliki o controle sobre as milícias xiitas que, segundo o Pentágono, são hoje as principais responsáveis pelo aumento da violência.

Para os que se opõem ao envio de mais tropas, uma presença maior dos militares americanos apenas acirraria ainda mais o conflito entre sunitas e xiitas, levando o país à guerra civil. Mas diante do aumento da violência, restam poucas alternativas aos americanos, que afinal são os maiores responsáveis pelo caos no Iraque por terem invadido o país.

Bush vai anunciar sua nova estratégia no início de janeiro. Deve seguir estas linhas mestras.

Nenhum comentário: