Um vídeo gravado clandestinamente com um telefone celular já está na Internet com os momentos que antecederam ao enforcamento do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein (1979-2003). Ele registra um bate-boca entre Saddam e seus carrascos, que davam vivas ao aiatolá xiita rebelde Muktada al-Sader e a seu pai, assassinado por ordem do ex-ditador.
A gravação mostra os carrascos colocando a corda no pescoço de Saddam, que tem o Corão, livro sagrado dos muçulmanos, nas mãos. O ex-ditador recita versículos do Corão e é insultado por alguns carrascos, que gritam: "Muktada! Muktada!".
Saddam perguntou se esta era a reação de um homem honrado, de um árabe. Um carrasco respondeu: "Vá para o Inferno!"
Em seguida, ouve-se o barulho do alçapão se abrindo sob os pés de Saddam e o ex-ditador fica pendurado pelo pescoço.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário