sábado, 30 de dezembro de 2006

Saddam morre pregando guerra contra persas e americanos

O ex-ditador do Iraque Saddam Hussein (1979-2003) morreu na madrugada de hoje pedindo a união dos iraquianos e guerra contra os americanos e os persas, revelaram testemunhas de sua execução.

As imagens de Saddam chegando ao local da execução e de seu cadáver foram divulgadas pelo governo iraquiano para comprovar que o ex-ditador está mesmo morto, mas não o enforcamento em si.

Saddam está cercado por seus carrascos, que usam máscaras, o que torna a cena ainda mais sinistra. Ele recita trechos do Corão, contaram as testemunhas, porque as imagens foram distribuídas sem som. Não quer ser encapuzado. Suas mãos são amarradas nas costas. Está diante da forca. A corda é colocada ao redor de seu pescoço.

Um de seus algozes pergunta se o ex-ditador cruel e sanguinário, responsável por mais de 1 milhão de mortes nas guerras que provocou e em perseguições políticas, tem medo de morrer. Saddam diz que lutou a vida inteira. Pede a união dos iraquianos mas a interpretação é dúbia porque apontou como inimigos americanos e persas.

Por persas, pode-se entender não só o Irã mas também os xiitas iraquianos, inimigos históricos de Saddam Hussein, que agora chegaram ao poder com as eleições porque são 60% da população do Iraque. Foram eles que mais festejaram a morte do ex-ditador.

Numa possível retaliação dos sunitas pela execução de Saddam, um carro-bomba matou pelo menos 30 pessoas na cidade xiita de Kufa.

Nenhum comentário: