domingo, 17 de dezembro de 2006

Rice rejeita diálogo com Síria e Irã

Depois de desaparecer por algumas semanas do noticiário, a secretária de Estado, Condoleezza Rice, reaparece para rejeitar o diálogo com os maiores inimigos dos Estados Unidos entre os países do Oriente Médio - o Irã e a Síria -, sob a alegação de que o preço a pagar poderia ser "muito caro".

A recomendação foi uma das 79 feitas pelo Grupo de Estudos co-presidido pelo ex-secretário de Estado James Baker e o ex-deputado democrata Lee Hamilton. O presidente George Walker Bush nunca se mostrou muito entusiasmado. Agora, Rice tenta sepultar a idéia.

Em entrevista ao jornal The Washington Post, Condi Rice disse que o presidente não vai mudar os objetivos de longo prazo da invasão do Iraque, na revisão da estratégia a ser anunciada no início de 2007. Rice declarou que a meta dos EUA no Iraque nos próximos dois anos será tentar ajudar os iraquianos a isolar os extremistas e criar um centro democrático e moderado capaz de manter a unidade nacional.

A secretária de Estado reiterou o compromisso dos EUA com a democracia no Oriente Médio e a paz entre Israel e os palestinos, um dos mais longos e sérios conflitos da região na era moderna.

Nenhum comentário: