O Uruguai deu por encerrada a mediação do rei Juan Carlos II, da Espanha, como "facilitador" do diálogo com a Argentina, "até que sejam suspensos os bloqueios de estradas" que impedem o trânsito na fronteira entre os dois países. O aviso foi dado pelo embaixador Héctor Gros Espiell, chefe da delegação uruguaia junto à Corte Internacional de Justiça das Nações Unidas, em Haia, na Holanda.
A chamada 'guerra das papeleiras' é um conflito entre Uruguai e Argentina porque os argentinos não aceitam a instalação de duas fábricas de papel e celulose na margem oriental (uruguaia) do Rio Uruguai.
Depois da Argentina, que denunciou a violação do tratado bilateral sobre o aproveitamente do rio, chegou a vez do Uruguai recorrer à Corte de Haia, alegando que o bloqueio de fronteiras viola a legislação internacional, impedindo o direito de ir e vir, além do comércio.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário