domingo, 17 de dezembro de 2006

Presidente iraniano perde eleições municipais

No seu primeiro teste eleitoral um ano e meio depois de chegar ao poder, o presidente Mahmoud Ahmadinejad sofreu uma dura derrota diante de conservadores mais moderados e de reformistas, indicam os primeiros resultados das eleições municipais e para a Assembléia dos Notáveis realizadas ontem no Irã.

Estavam em jogo 113 mil cadeiras de vereador, disputadas por 233 mil candidatos, e a Assembléia dos Notáveis, de 86 cadeiras, que é encarregada de escolher o novo líder espiritual e guia supremo da república islâmica, o sucessor do aiatolá Ruhollah Khomeini.

Em Isfahan, a segunda cidade mais importante iraniana, das 13 cadeiras de vereador, sete ficaram com conservadores moderados, quatro com os reformistas e apenas três com os aliados do presidente.

Nas eleições para a Assembléia, a liderança é do ex-presidente Ali Akbar Hachemi Rafsanjani, que perdeu a eleição presidencial no segundo turno para Ahmadinejad no ano passado. Ele pode se tornar seu presidente.

O aiatolá ultraconservador Mohammad Taqi Mesbah-Yazdi, mentor de Ahmadinejad, está em sexto lugar. A capital elege 32 dos 86 notáveis.

A Agência de Notícias República Islâmica informou que a participação foi 56% do eleitorado apto a votar.

Nenhum comentário: