O Conselho dos Mujahedins, organização da rede terrorista Al Caeda no Iraque, propôs uma trégua em troca da retirada dos soldados americanos do país, em mensagem divulgada na Internet.
Além de se retirar todos os soldados em um mês, os Estados Unidos deveriam deixar para trás as armas pesadas, o que torna a proposta ainda mais ridícula. O governo George W. Bush se nega a negociar com Al Caeda, responsável pelos atentados de 11 de setembro; deixar as armas para os jihadistas, então, é ainda mais inaceitável.
A mensagem visa a mobilizar os fundamentalistas muçulmanos para a "guerra santa" (jihad), vendendo a idéia de que estão ganhando a guerra contra os EUA. Este é o discurso dos jihadistas: "Os EUA estão perdendo no Iraque e no Afeganistão, Israel perdeu para o Hesbolá no Líbano, e os EUA e Israel perderão se atacarem o Irã", por causa de seu programa nuclear.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário