Em novo desafio à sociedade internacional, depois que o Conselho de Segurança das Nações Unidas lhe impôs sanções, o Irã anunciou a instalação de 3 mil novas centrífugas na central de enriquecimento de urânio de Natanz.
A Resolução 1.737 deu dois meses à república islâmica para suspender o enriquecimento de urânio. Mas a reação do regime dos aiatolás foi denunciar a ONU e acelerar seu programa de desenvolvimento de armas nucleares.
O presidente linha-dura do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, prometeu uma grande festa para celebrar a nuclearização do país e o 28º aniversário da revolução islâmica, no mês de fevereiro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário