Grupos de militantes fundamentalistas veteranos da guerra no Iraque e voluntários frustrados porque não conseguiram entrar no país ocupado pelos Estados Unidos estão voltando para a Europa, o que aumenta o risco de terrorismo, adverte neste domingo o jornal espanhol El País, citando como fonte os serviços secretos espanhóis.
"São o novo cavalo de Tróia d'al Caeda e seus aliados em nosso território, e estão ativos", comentou um alto funcionário da União Européia.
A Espanha tem uma população muçulmana formada principalmente por argelinos e marroquinos. É um alvo importante de recrutamente d'al Caeda.
"O risco é importante porque no Afeganistão há uma guerrilha rural mas no Iraque é uma guerrilha urbana", observou um policial. A UE já fez uma lista de 200 suspeitos considerados potencialmente perigosos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário