sábado, 16 de dezembro de 2006

Primeiro-ministro iraquiano apela a baathistas

O primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, fez um apelo hoje à minoria sunita, inclusive aos militantes do extinto partido Baath, do ex-ditador Saddam Hussein, para que se junte aos esforços de paz e de reconciliação nacional. Depois de pedir que os iraquianos parem de "remoer o passado", Maliki disse que ex-militantes do Baath e ex-militares das Forças Armadas de Saddam que não tiverem cometidos crimes graves podem se reintegrar à vida política e social.

Ao falar no primeiro dia de uma conferência de reconciliação nacional de dois dias, Maliki pediu à Assembléia Nacional que aprove uma emenda constitucional oferecendo anistia aos baathistas que não cometeram crimes.

A desbaathização do Iraque foi um dos principais erros cometidos pelos Estados Unidos após a queda de Saddam Hussein, em 9 de abril de 2003. Quando o governador militar indicado pelo Pentágono, Lewis Paul Bremer, dissolveu as Forças Armadas e a Polícia do Iraque sem oferecer outro emprego ou uma pensão, jogou na clandestinidade centenas de milhares de homens com treinamento para usar armas. Eles constituiriam o grosso da insurgência contra a nova ordem imposta pela invasão americana.

Nenhum comentário: