O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein já foi entregue pelas forças dos Estados Unidos, que o prenderam em dezembro de 2003, às autoridades do Iraque, que podem enforcá-lo a qualquer momento, informou a rede de TV americana CNN.
Um juiz autorizado a assistir à execução disse que ele será morto até sábado. Mas amanhã é um importante feriado religioso sunita e a lei iraquiana proíbe execuções em feriados religiosos.
Saddam foi condenado à morte pelo massacre de 148 xiitas em Dujail, em 1982. Também está sendo processado pelo genocício de dezenas de milhares de curdos nos anos 80 mas este julgamento não chegou ao fim.
O Departamento de Estado americano negou a transferência mas talvez esta seja uma medida cautelar para evitar qualquer tentativa de libertá-lo. Há medo também de uma explosão de violência em protesto contra sua morte mas os analistas acreditam que terá curta duração.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário