O supremo tribunal da Argentina mandou os bancos pagarem os depósitos em dólares da época do colapso da paridade dólar-peso, há cinco anos, na base de 3,08 pesos por dólar, a atual cotação da moeda americana. A Corte Suprema encerrou 60 mil processos sobre a chamada 'pesificação', quando os depósitos em dólares foram convertidos em pesos na base de um por um.
No caso, Juan Massa processava o Poder Executivo e o Banco de Boston, cobrando um depósito de 184.475 dólares. A sentença será aplicada a todos os casos semelhantes.
A Justiça tenta assim pôr fim a um drama coletivo que se arrastava desde dezembro de 2001, na pior crise econômica da História da Argentina e talvez de qualquer país moderno.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário