A Agência Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) pretende construir uma base permanente na Lula. Seria o primeiro passo para a colonização do espaço, um ponto de apoio para viagens a Marte e outros planetas. A construção começaria depois de uma série de viagens ao satélite natural da Terra previstas para a partir de 2020, e a base estaria concluída em 2024.
"Vamos fazer uma base na Lua", declarou Scott Horowitz, administrador adjunto da NASA para exploração.
O local escolhido será provavelmente um dos pólos da Lua porque são regiões de temperaturas mais moderadas e maior insolação, fundamental para que a base funcione com energia solar. Segundo o jornal The Washington Post, seria no Pólo Sul. Lá, também haveria gelo, hidrogênio e outras elementos e substâncias úteis à vida.
"É estimulante", comentou Shana Dale, subdiretora da NASA. "Não sabemos muito sobre as regiões polares".
Os EUA já anunciaram o desenvolvimento de uma nova série de espaçonaves capazes de pousar na Lua. Isto não acontece desde o último vôo da missão Apolo, em 1972. Os primeiros homens pousaram na Lua pela primeira vez em 1969.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
terça-feira, 5 de dezembro de 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário