O médico e esquerdista moderado Tabaré Vázquez foi eleito ontem presidente do Uruguai em segundo turno com 53%, derrotando o centro-direitista Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional (Blanco), que teve o apoio do Partido Colorado. É a terceira vitória consecutiva da Frente Ampla, de centro-esquerda.
Vázquez foi o primeiro presidente eleito pela Frente Ampla. De 2005 a 2010, governou o Uruguai, considerado o país mais democrático e menos corrupto da América Latina. Deixou o cargo com 70% de aprovação.
Foi sucedido por José Mujica, um ex-guerrilheiro do Movimento de Libertação Nacional - Os Tupamaros, que se notabilizou pelo estilo de vida simples, pela renúncia aos rituais do poder e pelo apoio a causas comportamentais como a legalização da maconha e do casamento gay.
Mujica termina o mandato com 65% de aprovação. Eleito com grande votação, será um dos líderes da Frente Ampla no Senado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário