Uma ampla maioria de 74% dos votantes aprovou ontem o novo Estatuto da Catalunha, dando ampla autonomia a esta importante região da Espanha cuja capital é Barcelona, a segunda maior cidade do país. Mas a participação do eleitorado foi baixa, em torno dos 50%.
O texto, elaborado pelo Parlamento da Catalunha e emendado pelo Congresso da Espanha, coloca em marcha o Estado das Autonomias do primeiro-ministro socialista José Luis Rodríguez Zapatero.
Para o Partido Popular, conservador e de oposição, é um passo para a dissolução do Estado espanhol. Os conservadores temem que a medida seja copiada pelos bascos e por outras regiões da Espanha, desintegrando o país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário