Os blogueiros têm os mesmos direito de proteger e preservar suas fontes de informação quanto os jornalistas dos outros meios de comunicação, decidiu um tribunal de recursos de São José, na Califórnia.
A ação foi movida pela fábrica de computadores Apple, que pediu à Justiça que os blogueiros revelassem a identidade da pessoa, aparentemente um empregado da empresa, que passara informação confidencial sobre seu produto Asteroid.
Para os advogados da Apple, a empresa tinha o direito de manter seu segredo industrial e os blogueiros não podem ser considerados jornalistas. Depois de perder em primeira instância, os blogueiros, representados pela Eletronic Free Foundation, recorreram com base na Emenda nº 1 da Constituição dos EUA, que garante a ampla liberdade de expressão.
O tribunal de apelação acaba de lhes dar a vitória. O direito de sigilo quanto às é a pedra fundamental da liberdade de imprensa que permitiu ao jornal The Washington Post derrubar, em 1974, o presidente Richard Nixon por causa do Escândalo de Watergate, a invasão da sede do Partido Democrata para espionar a candidatura de oposição à reeleição de Nixon em 1972.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário